PROENÇA-A-VELHA
Evolução Histórica e Administrativa Até 1218 pertenceu a Idanha-a-Velha, a antiga Egitânia. 1218 - Em Abril de 1218 recebe foral de D. Pedro Alvites, mestre da Ordem do Templo, em carta concedida com beneplácito de D. Afonso II e D. Urraca.
12
Abr 09

SENTIMENTOS DE TRISTESA  caminhando 

 

 

 

UMA COMPANHIA QUE PARTIU

 

Haverá alguém que consiga dominar os sentimentos?

 Há dias li no blogue de pessoa amiga, o quanto lhe tinha custado a perda de uma amiga de casa com a qual compartilhava momentos de prazer e alegria.

Tratava-se de uma gatinha, pela qual, segundo me apercebi, todos os residentes da casa tinham grande estima e amizade.

Não comentei esta notícia no blogue desta amiga, não por achar que a notícia dada no post não tinha interesse, ou por falta de vontade de o fazer.

Simplesmente eu, que qualquer dia vou setentar, tinha também um pequeno drama e estava a vivê-lo com intensidade.

Acreditem mesmo. Estragou-me o Domingo de Páscoa.

Bem sei que há  muita gente que, ou por falta de coragem ou por receio de poderem vir a ser motivo de chacota pela sinseridade demonstrada, retraiem certos sentimentos que nutrem por certas "companhias".

Mas esse não é seguramente o meu caso.

Por isso vou contar:

Eu tinha em minha casa três gatinhos: - a “boneca”, a “andorinha” e o “ruca”.

A andorinha recebeu o nome em “homenagem” ao primeiro animal de estimação que eu tive, quando eu tinha mais ou menos seis anos. Tanto esta que eu tenho presentemente como aquela que lhe deu o nome eram e são de cor preta e branca; o ruca, todo branquinho, que eu encontrei de bébé na rua, é todo branquinho e começou por se chamar “lili”. O nome foi-lhe dado pelo meu nétinho Miguel que na altura tinha três anos e meio, por influência de um “personagens” dos desenhos animados que na altura eram o “best beloved” da pequenada na televisão. Como era muito pequenino, enganamo-nos no sexo e só alguns dias depois nos apercebemos que se tratava não de uma mas de um. Assim e seguindo o mesmo critério que tínhamos seguido para “lili”, seguimos para “ruca”.

Havia então ainda a razão do meu “entrave” quanto ao não-comentário ao tal post da minha amiga no “soumaiseu”.Tratava-se da nossa “boneca”, de cor tigrada, cujo nome foi dado pela minha esposa, também em “homenagem” a uma das gatinhas que tinha tido na sua infância.

Há cerca de um ano e meio á nossa “boneca” foi detectado um tumor maligno. Foi operada e foi-lhe dada uma vida de mais ou menos seis meses. Ela viveu cerca de um ano e meio e hoje, muito debilitada e com mais de treze anos faleceu, deixando-nos tristes e com imensas saudades.

Foi pois este o motivo do não-comentário. É que eu já esperava este desenlace mais dia menos dia.

E esse dia chegou hoje, Domingo de Páscoa.

Todos nós, os que gostamos de animais, sabemos que a vida deles, relativamente aos gatos, treze anos é já alguma longevidade.

Contudo, parece que estamos sempre à espera que estes anos não passem.

Mas eles passam e com eles vamos perdendo estes “amigos”que tanta companhia nos fazem durante a vida.

Ao partirem deixam-nos tristeza e saudade que tentamos atenuar com outro que o irá suceder mas não substituir.

A boneca partiu e, creditem, deixou-me triste e com saudades.

Por isso eu digo:

Também nós vamos caminhando  ......Caminhando....



FAfonso

publicado por AALADOSNAMORADOS às 14:49
sinto-me: triste, boneca, ruca andirinha
Olá, Afonso! Não tens de te justificar por não teres comentado o meu texto da Mia... muitas das vezes eu uso o blog como forma de desabafo... o comentário, apesar de ser sempre muito benvindo, não é obrigatório... Ninguém melhor do que eu entende a razão do teu sofrimento. Sempre tive gatos. Quando casei tinha 3 em casa da minha mãe que trouxe comigo... Depois da Rita nascer, numa sucessão de acontecimentos macabros começaram-me todos a morrer... Primeiro a Nina (com 19 anos, já cega, caiu do 2º andar a baixo e a partir dai ficou cheia de problemas internos), depois a Pantufa (com um 12 anos e com problema parecido com a da tua gata, depois de ter sido esterilizada há uns anos, apareceu mais um tumor mamário e teve de ser novamente operada... durou um mês), logo a seguir o meu gato preto, o Saltas, com 17 anos e problemas renais graves... e por último a nossa Mia... Tinha apenas 6 anos... Todos eles foram importantes nas nossa vida, cada um é diferente do outro e mesmo que entretanto arranjemos outros bichanos (como eu que tenho 2 pequeninas, a Lola e a Náná), não é a mesma coisa. A saudade que um animal nos deixa, o vazio que fica é incomensurável... e só entendido por todos aqueles que como nós partilham o seu dia a dia com estes bichos fenomenais... Os que criticam são uns tristes, uns pobres, que não sabem o bom que é ter um monte de pelo a enrolar-se a nós quando chegamos a casa... como sabe bem que nos ronronem no colo como que a dizer-nos gosto de ti... Sei que estás triste! Também sei que nada do que eu te diga vai mudar esse sentimento... por isso... Não faças nada e deixa o tempo passar... os próximos dias vão ser maus, mas depois com o tempo a saudade vai passando... os teus outros gatos também lhe acham a falta... e precisam dos teus mimos... O meu cão andou uns dias muito triste com a falta da Mia... Deixa lá! Não podemos ser eternos! Infelizmente! Beijos!
soumaiseu a 13 de Abril de 2009 às 17:46
Olá, Afonso! Passei por aqui para ver se havia novidades... Espero que já estejas melhor da tua perda... Beijo grande!
soumaiseu a 24 de Abril de 2009 às 11:33
Boa tarde São

Obrigado pela visita
Tal como disseste há dias, com o tempo tudo vai passando.
Mas não esquecemos.
Sim vou tentando e conseguindo ultrapassar. Na verdade tanto eu como a Arlete, minha esposa, gostávamos muito ba "bichinha"
Infelizmente já tive que ultrapassar perdas de longe muitíssimo maiores e mais dolorosas.
Mas, embora a dor vá aliviando , o sentimento de perda nunca o podemos evitar.
É a lei da vida.
Por isso, nos meus posts , indico sempre "caminhando"

Um abraço

Afonso
Olá, Afonso!
Fico feliz por estares melhor... claro que há perdas piores na nossa vida, que nos custam bem mais a ultrapassar... mas tal como tu dizes, vamos sempre "Caminhando"... aos poucos e calmamente... um passo de cada vez!

Beijo!
soumaiseu a 25 de Abril de 2009 às 11:14
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Posts mais comentados
11 comentários
10 comentários
8 comentários
6 comentários
5 comentários
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Daniel Carvalho,fiquei feliz por encontrat o filho...
Caro Daniel, estou a escrever um texto sobre as OP...
Gostei muito do seu blog obrigado
Daniel, não sei como chegar a ti, sou o Avelino F...
Meu amigo, tenho esperado que venhas aqui dar noti...
Olá amiga SãoMuito obrigado pelas suas palavras de...
Força meu Amigo! Que Deus esteja contigo e te ajud...
Amigo Adolfo muito obrigado pelas suas palavras de...
Amigo Francisco Afonso só hoje tomei conhecimento ...
:-) Fico tão contente por ti! :-) Ainda bem que es...
mais sobre mim
blogs SAPO