PROENÇA-A-VELHA
Evolução Histórica e Administrativa Até 1218 pertenceu a Idanha-a-Velha, a antiga Egitânia. 1218 - Em Abril de 1218 recebe foral de D. Pedro Alvites, mestre da Ordem do Templo, em carta concedida com beneplácito de D. Afonso II e D. Urraca.
12
Abr 09

SENTIMENTOS DE TRISTESA  caminhando 

 

 

 

UMA COMPANHIA QUE PARTIU

 

Haverá alguém que consiga dominar os sentimentos?

 Há dias li no blogue de pessoa amiga, o quanto lhe tinha custado a perda de uma amiga de casa com a qual compartilhava momentos de prazer e alegria.

Tratava-se de uma gatinha, pela qual, segundo me apercebi, todos os residentes da casa tinham grande estima e amizade.

Não comentei esta notícia no blogue desta amiga, não por achar que a notícia dada no post não tinha interesse, ou por falta de vontade de o fazer.

Simplesmente eu, que qualquer dia vou setentar, tinha também um pequeno drama e estava a vivê-lo com intensidade.

Acreditem mesmo. Estragou-me o Domingo de Páscoa.

Bem sei que há  muita gente que, ou por falta de coragem ou por receio de poderem vir a ser motivo de chacota pela sinseridade demonstrada, retraiem certos sentimentos que nutrem por certas "companhias".

Mas esse não é seguramente o meu caso.

Por isso vou contar:

Eu tinha em minha casa três gatinhos: - a “boneca”, a “andorinha” e o “ruca”.

A andorinha recebeu o nome em “homenagem” ao primeiro animal de estimação que eu tive, quando eu tinha mais ou menos seis anos. Tanto esta que eu tenho presentemente como aquela que lhe deu o nome eram e são de cor preta e branca; o ruca, todo branquinho, que eu encontrei de bébé na rua, é todo branquinho e começou por se chamar “lili”. O nome foi-lhe dado pelo meu nétinho Miguel que na altura tinha três anos e meio, por influência de um “personagens” dos desenhos animados que na altura eram o “best beloved” da pequenada na televisão. Como era muito pequenino, enganamo-nos no sexo e só alguns dias depois nos apercebemos que se tratava não de uma mas de um. Assim e seguindo o mesmo critério que tínhamos seguido para “lili”, seguimos para “ruca”.

Havia então ainda a razão do meu “entrave” quanto ao não-comentário ao tal post da minha amiga no “soumaiseu”.Tratava-se da nossa “boneca”, de cor tigrada, cujo nome foi dado pela minha esposa, também em “homenagem” a uma das gatinhas que tinha tido na sua infância.

Há cerca de um ano e meio á nossa “boneca” foi detectado um tumor maligno. Foi operada e foi-lhe dada uma vida de mais ou menos seis meses. Ela viveu cerca de um ano e meio e hoje, muito debilitada e com mais de treze anos faleceu, deixando-nos tristes e com imensas saudades.

Foi pois este o motivo do não-comentário. É que eu já esperava este desenlace mais dia menos dia.

E esse dia chegou hoje, Domingo de Páscoa.

Todos nós, os que gostamos de animais, sabemos que a vida deles, relativamente aos gatos, treze anos é já alguma longevidade.

Contudo, parece que estamos sempre à espera que estes anos não passem.

Mas eles passam e com eles vamos perdendo estes “amigos”que tanta companhia nos fazem durante a vida.

Ao partirem deixam-nos tristeza e saudade que tentamos atenuar com outro que o irá suceder mas não substituir.

A boneca partiu e, creditem, deixou-me triste e com saudades.

Por isso eu digo:

Também nós vamos caminhando  ......Caminhando....



FAfonso

publicado por AALADOSNAMORADOS às 14:49
sinto-me: triste, boneca, ruca andirinha
Olá, Afonso! Não tens de te justificar por não teres comentado o meu texto da Mia... muitas das vezes eu uso o blog como forma de desabafo... o comentário, apesar de ser sempre muito benvindo, não é obrigatório... Ninguém melhor do que eu entende a razão do teu sofrimento. Sempre tive gatos. Quando casei tinha 3 em casa da minha mãe que trouxe comigo... Depois da Rita nascer, numa sucessão de acontecimentos macabros começaram-me todos a morrer... Primeiro a Nina (com 19 anos, já cega, caiu do 2º andar a baixo e a partir dai ficou cheia de problemas internos), depois a Pantufa (com um 12 anos e com problema parecido com a da tua gata, depois de ter sido esterilizada há uns anos, apareceu mais um tumor mamário e teve de ser novamente operada... durou um mês), logo a seguir o meu gato preto, o Saltas, com 17 anos e problemas renais graves... e por último a nossa Mia... Tinha apenas 6 anos... Todos eles foram importantes nas nossa vida, cada um é diferente do outro e mesmo que entretanto arranjemos outros bichanos (como eu que tenho 2 pequeninas, a Lola e a Náná), não é a mesma coisa. A saudade que um animal nos deixa, o vazio que fica é incomensurável... e só entendido por todos aqueles que como nós partilham o seu dia a dia com estes bichos fenomenais... Os que criticam são uns tristes, uns pobres, que não sabem o bom que é ter um monte de pelo a enrolar-se a nós quando chegamos a casa... como sabe bem que nos ronronem no colo como que a dizer-nos gosto de ti... Sei que estás triste! Também sei que nada do que eu te diga vai mudar esse sentimento... por isso... Não faças nada e deixa o tempo passar... os próximos dias vão ser maus, mas depois com o tempo a saudade vai passando... os teus outros gatos também lhe acham a falta... e precisam dos teus mimos... O meu cão andou uns dias muito triste com a falta da Mia... Deixa lá! Não podemos ser eternos! Infelizmente! Beijos!
soumaiseu a 13 de Abril de 2009 às 17:46
Olá, Afonso! Passei por aqui para ver se havia novidades... Espero que já estejas melhor da tua perda... Beijo grande!
soumaiseu a 24 de Abril de 2009 às 11:33
Boa tarde São

Obrigado pela visita
Tal como disseste há dias, com o tempo tudo vai passando.
Mas não esquecemos.
Sim vou tentando e conseguindo ultrapassar. Na verdade tanto eu como a Arlete, minha esposa, gostávamos muito ba "bichinha"
Infelizmente já tive que ultrapassar perdas de longe muitíssimo maiores e mais dolorosas.
Mas, embora a dor vá aliviando , o sentimento de perda nunca o podemos evitar.
É a lei da vida.
Por isso, nos meus posts , indico sempre "caminhando"

Um abraço

Afonso
Olá, Afonso!
Fico feliz por estares melhor... claro que há perdas piores na nossa vida, que nos custam bem mais a ultrapassar... mas tal como tu dizes, vamos sempre "Caminhando"... aos poucos e calmamente... um passo de cada vez!

Beijo!
soumaiseu a 25 de Abril de 2009 às 11:14
COMP--- 1Barra Lateral Posição 9-- M M M object width="170" height="200">
Hospedagem
Hospedagem
M " border="0" />
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Posts mais comentados
11 comentários
9 comentários
8 comentários
6 comentários
5 comentários
VEJA AS HORAS
RELÓGIO
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Meu amigo, tenho esperado que venhas aqui dar noti...
Olá amiga SãoMuito obrigado pelas suas palavras de...
Força meu Amigo! Que Deus esteja contigo e te ajud...
Amigo Adolfo muito obrigado pelas suas palavras de...
Amigo Francisco Afonso só hoje tomei conhecimento ...
:-) Fico tão contente por ti! :-) Ainda bem que es...
Olá amiga São.Antes de mais obrigado pelas palavra...
Tens um texto para ti no meu blog. Quando puderes ...
Meu querido amigo.... só agora vi este teu post e ...
Bom dia SãoFoi com imenso prazer que recebi a tua ...
mais sobre mim
blogs SAPO