PROENÇA-A-VELHA
Evolução Histórica e Administrativa Até 1218 pertenceu a Idanha-a-Velha, a antiga Egitânia. 1218 - Em Abril de 1218 recebe foral de D. Pedro Alvites, mestre da Ordem do Templo, em carta concedida com beneplácito de D. Afonso II e D. Urraca.
04
Mar 10

 

PROENÇA-A-VELHA

 

O Senhor do Calvário

O ARRAIAL E AS GENTES

 

Do que foi, nada existe hoje.

O alpendre da Capela foi melhorado. Já não se vêem as telhas nem o varão de ferro que ajudava manter as vigas e onde me pendurei muitas vezes quando aos domingos, juntamente com jovens da mesma idade, rapazes e raparigas, ali nos deslocávamos para passar umas horas pelas tardes de verão.

Hoje está tudo mais bonito e mais moderno.

Os terrenos adjacentes à Capela eram bastante irregulares e a única coisa que se destacava era o Coreto onde se instalava a Filarmónica para abrilhantar o arraial com as suas músicas.

Era na verdade uma verdadeira festa. Todos se conheciam e todos se divertiam à sua maneira.

Havia uma bancada a que se dava o nome de "Ramo" onde se vendiam em especial, bolos e também algumas "rifas" e bebidas.

Aos mais jovens o que mais interessava era o "bailarico". Em contra-partida, os mais idosos agrupavam-se junto à bancada do "Ramo" e ali conversavam e bebiam uns "copitos".

Este local, o Senhor do Calvário, era também um destino muito frequentado pelos mais jovens, rapazes e raparigas, que ali se deslocavam e ali passavam várias horas, ou com as namoradas ou procurando arranjar namorada.

Era um tempo em que havia muita juventude nesta nossa Proença.

Não esquecer que por esta altura, década de cinquenta, haviam em Proença e em pleno funcionamento, três escolas primárias. Uma junto à Praça, outra na Capela de Santo António e uma terceira nas traseiras no primeiro andar, do Edifício da Igreja da Misericórdia.

Proença era na realidade uma Aldeia populosa e com muita vida.

Havia, que eu me recorde, cinco Sapateiros, seis tabernas, quatro barbeiros, quatro mercearias, diversos alfaiates, modistas, dois talhos e diversas outras actividades bem demonstrativas da actividade social que Proença-a-Velha possuía.

Do que acabo de referir, hoje não existe absolutamente NADA.

A pouca população que ali reside tem que se deslocar ou à Idanha-a-Nova ou um Castelo Branco para adquirir as coisas mais simples de que necessita para viver.

É verdadeiramente uma tristeza verificarmos o estado a que chegou uma terra onde há três ou quatro dezenas de anos tanta vida palpitava.

E mesmo para que esta pouca vida que tem exista, a mesma deve-se a duas ou três dezenas de habitantes que, com verdadeiro amor à terra, vão lutando para que a chama que iluminou os seus antepassados não se extinga.

Hoje tudo é diferente.

A Esplanada foi aplanada; há instalações sanitárias condignas e um bar local para servir os populares que ali se deslocam nos dias de festa.

Só falta a população residente.

De salientar em especial dois proencenses: -Francisco José Ribeiro da Silva – Presidente da Junta de Freguesia e João Adolfo Ramos Geraldes, Presidente da Assembleia de Freguesia.

Ao assistirmos a uma quadra festiva naquele recinto, constatamos que a grande maioria das pessoas não são proencenses e que por tal facto não se conhecem.

Todavia é minha convicção que, se as políticas seguidas pelos nossos governantes não for em alteradas, o que dificilmente me leva a acreditar, nem o esforço guerreiro destas gentes evitará o total abandono das terras da maioria do interior deste nosso querido Portugal.

 

 

FAfonso

 

publicado por AALADOSNAMORADOS às 15:27
Olá, Afonso!

Como é que andas? Estás bem? Não temos falado nem trocado e-mails... Eu estou sem router, só tenho net num dos computadores cá de casa, por isso não tenho dito nada. Também tenho a Rita doente com uma constipação e otite... Ando atarantada! Não sei como anda a tua disposição mas como da última vez que mostraste vontade de ir ver, venho apenas avisar-te que vou actuar com o Rancho já no próximo domingo, dia 28, no colégio dos Maristas em Benfica, Lisboa, pelas 16.30 H. Se estiveres com pachorra, saúde e disponibilidade aparece... Prometo que vou tentar não me enganar muito! :-)

Fico à tua espera!

Beijos fofos da São
soumaiseu a 26 de Março de 2010 às 17:06
Boa tarde São

Obrigado pela visita e pelo convite.
A não ser que surja algo de anormal, espero ver-te dançaricando no dia 28, no colégio dos Maristas em Benfica, Lisboa, pelas 16.30 H.
Vaticino qie a tua pequenina entretanto já esteja boa para que também ela possa dar um pezinho de dança.

Um bjinho para ti

Afonso
Bom dia, Afonso!

Fico cointente por poderes ir. Assim posso ver como tu andas e dar-te uma beijinho a ti e à Arlete.
A minha pequenita já está um pouco melhor. Amanhã vais vê-la vestida a rigor, ela é a mascote do rancho e por isso a sua presença é obrigatória. Quanto a vê-la dançar, isso já é um pouco mais dificil. A catraia sabe pelo menos algumas das músicas, em casa até chega a fazer os passos, mas quando lhe digo que tem de começar a dançar com o pai para aprender, diz-me que não, que só dança com o "Pidocas", o filho da minha amiga Nany! :-) Por isso primeiro ainda temos de convercer o Pedrocas a ir para o rancho com a Rita! LOL
Vamos sair daqui do Cinfanense pelas 15 horas, por isso em princípio vamos chegar cedo. Vamos desfilar desde a entrada do Colégio até ao recinto das festas. Por isso, se já lá estiveres e se vires um rancho a fazer barulho somos nós... Aliás vamos ser o único rancho! Preve-se uma actuação de cerca de uma hora! Se não me reconheceres trajada de saloia, procura os meus pais, vão estar por perto a tomar conta da Rita!
Bem, vemo-nos amanhã!
Bjocas da São
soumaiseu a 27 de Março de 2010 às 11:08
Olá Afonso!
Tal como pelo Senhor do Calvário agora pela Páscoa é uma época em que as ruas de Proença voltam a animar-se e em que se vêem correr os catraios...
Embora eu goste muito da Festa do Senhor do Calvário, esta é a época que gosto mais de passar em Proença! De 5ª-feira Santa a 2ª-feira da Senhora da Granja são cinco dias cheios de actividades...
Quero desejar muita saúde e Boas-Festas para toda a família!
Já agora aproveito para desejar um bom espectáculo à São.
Um abraço
João Adolfo
prohensa, j. adolfo a 27 de Março de 2010 às 18:52
Boas tardes amigo Adolfo

Obrigado pelos seus votos de Boas Festas os quais retribuo e torno extensivos a todos os seus familiares.
Ainda não é desta vez que eu vou à Senhora da Granja, pois é me de todo impossível devido a umas consultas médicas que tenho na próxima semana.Além disso tenho os meus netinhos que não os posso abandonar.Vamos ver se para o próximo ano as coisas se compõem.
Quanto á São vamos ver como ela se comporta.Espero que esteja bem.

Um abraço

Afonso
Bom dia!

Pois quanto a mim, vou dar certamente o meu melhor, mas vamos ver como corre, é que o homem ontem foi a uma Futebolada seguida de jantarada só para os homens de Alhões (aldeia de Cinfães do Douro) e regressou a casa lesionado de um pé e a coxear... Só a mim é que me acontece isto... Vamos ver se ele consegue dançar... De qualquer das formas vamos estar lá!

E João, sei que moras longe, mas se te apetecer vir até Lisboa, o convite também é para ti!

Agora vou arrumar os trapinhos do rancho que a manhã passa a correr!

Até logo!

Beijos

São
Oi São

Bom dia

Espero que o teu marido se tenha lesionado a festejar a vitória do Benfica.
Se assim foi está desculpado. Caso contrário não lhe perdoo a falha.

Lá estaremos

Um beijo
Afonso
Por acaso o marido é verde fluorescente, Sportinguista ferranho até mais não... Tanto que assim que a filha nasceu foi a correr inscrevê-la no seu amado Sporting! Mas é um bom camarada, respeita todos e não se incomoda com as cores do coração dos outros! Apesar de lagarteiro é bom rapaz! Ficou lesionado num jogo amigável que misturava malta Sprotinguista, Portista e Benfiquista... Achas que assim lhe podes perdoar só um bocadinho? :-)

Beijo da São!
Olá São

Bom dia

Com que então o teu marido é lagarto!!!
Claro que alguém quando ele era pequeno lhe deve ter feito essa maldade. Claro as criancinhas não sabem o que fazem e acreditam em tudo................
Mas está bem compreende-se.......
Agora nós. Então não recebeste umas fotos??

Um abraço Afonso
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31
Posts mais comentados
11 comentários
9 comentários
8 comentários
6 comentários
5 comentários
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Meu amigo, tenho esperado que venhas aqui dar noti...
Olá amiga SãoMuito obrigado pelas suas palavras de...
Força meu Amigo! Que Deus esteja contigo e te ajud...
Amigo Adolfo muito obrigado pelas suas palavras de...
Amigo Francisco Afonso só hoje tomei conhecimento ...
:-) Fico tão contente por ti! :-) Ainda bem que es...
Olá amiga São.Antes de mais obrigado pelas palavra...
Tens um texto para ti no meu blog. Quando puderes ...
Meu querido amigo.... só agora vi este teu post e ...
Bom dia SãoFoi com imenso prazer que recebi a tua ...
mais sobre mim
blogs SAPO